Como tirar arranhões de óculos de sol?

Os óculos de sol são armações de uso eventual, ou seja, utilizamos somente em ocasiões específicas. Por isso, é bastante comum deixarmos de lado os cuidados que podem evitar arranhões. Afinal, quem nunca deixou os óculos escuros jogados nas bolsas, carros, mochilas e outros locais, não é mesmo?

Quem está acostumado a usar óculos sabe muito bem como é legal mantê-los limpos, uma vez que um simples arranhão pode incomodar muito, especialmente se ele está localizado no centro da lente.

Além de evitar arranhões, a limpeza também sinaliza higiene, que pode ajudar a evitar reações alérgicas. Manter os óculos limpos também ajuda na conservação da armação e, assim, você escapa de gastar dinheiro com óculos novos.

Pensando em todas essas questões, lhe apresentamos neste artigo as melhores maneiras de evitar os arranhões e também as recomendações indicadas de limpeza e de remoção de arranhões dos óculos de sol.

Dessa maneira, além de levantarmos a bandeira da manutenção da limpeza dos óculos, você saberá melhor como evitar os terríveis arranhões nas lentes dos óculos de sol.

Como remover arranhões dos óculos escuros?

Se você chegou aqui pensando em encontrar uma forma mágica de remover arranhões de óculos de sol, temos uma má notícia para você. Infelizmente nenhum profissional recomendaria a tentativa de remoção de arranhões de maneira caseira, pois isso prejudica a qualidade da sua lente e pode piorar ainda mais o problema.

Por isso, fuja dos tutoriais de aplicação de pasta de dente, resinas e ceras nas lentes, que só mascaram o problema e, sem dúvida, não vão ajudar. Além disso, você pode perder a chance de conserto utilizando a proteção do produto, uma vez que qualquer interferência caseira pode ocasionar na perda de garantia.

Logo, é importante saber que a melhor maneira de remover arranhões é evitando-os, ou seja, não há uma maneira milagrosa de tirar arranhões dos óculos de sol.

Portanto, separamos algumas dicas infalíveis que vão lhe ajudar a evitar os arranhões em óculos de sol:

1. Se você é um usuário esporádico de óculos de sol, tenha sempre um case para protegê-lo e não tenha preguiça de guardá-lo quando não o for usar;

2. Sempre apoie os óculos com as lentes para cima, dessa maneira você evita atritos nas lentes que, por sua vez, podem resultar em arranhões;

3. Tente sempre utilizar lenços específicos de limpeza de lentes, outros tecidos como de camisetas podem também causar atritos desastrosos com o passar do tempo.

Quais as melhores maneiras de limpar os óculos escuros?

Agora que sabemos como tirar arranhão de óculo de sol, ou seja, que a melhor maneira é evitá-lo, qual seria então a melhor forma de limpar os óculos escuros?

A maneira mais efetiva de limpar seus óculos - sem prejudicar as lentes e evitar atritos que provocam arranhões - é utilizando água corrente sabão neutro e pano de microfibra. Algumas óticas oferecem produtos de limpeza, porém vale a pena conferir se eles são recomendados para óculos escuros. Além disso, não utilize água quente na limpeza.

Para finalizar, podemos dizer que a manutenção da higiene da sua armação solar é forma mais realista de driblar os arranhões. Mas caso seu óculos já estejam arranhados e isso o incomoda, recomendamos levá-lo a uma ótica de confiança para verificar as possibilidades de troca das lentes.