Quem está acostumado a usar óculos de grau, sabe a importância de mantê-los limpos e também sabe como é irritante quando algum novo arranhão aparece na sua lente.

Manter os óculos limpos não é só sinal de higiene, mas também de conservação da armação, uma vez que a maioria das pessoas dependem dos óculos para realizar tarefas simples do dia a dia.

A limpeza dos óculos é bem fácil de fazer, mas precisa ser feita da maneira correta justamente para evitar os arranhões.

Por isso, nesse artigo lhe trazemos as melhores maneiras de manter os seus óculos limpos, com atenção especial às lentes de modo a evitar os tão temidos arranhões.

Como remover arranhões dos óculos?

Antes de lhe mostrar as melhores maneiras de limpar as lentes dos óculos, precisamos dizer que não tem como remover arranhões das lentes de maneira caseira.

Não importa a profundidade do arranhão. Ele é, infelizmente, permanente e, por isso, não recomendamos que você siga os inúmeros tutoriais e dicas da internet que lhe prometem a remoção dos arranhões nas lentes de forma milagrosa.

Esses tutoriais caseiros, como passar pasta de dente e ceras nas lentes, na verdade só mascaram o problema e, além disso, podem piorar a situação. Por isso, tenha em mente que: a melhor maneira de remover arranhões é evitando-os.

E para evitar arranhões é preciso manter a conservação dos óculos. Se você é um usuário esporádico, tenha sempre um case para guardar a armação quando ela não estiver em uso.

E se não tiver case, outra maneira legal de manter as lentes perfeitas é sempre deixar os óculos apoiados com as lentes para cima. Assim, você estará evitando que qualquer material abrasivo risque as suas lentes.

Para finalizar, uma dica muito importante: evite usar camisetas para limpar as lentes dos óculos, pois o material pode provocar riscos nas lentes.

Quais as melhores maneiras de limpar os óculos de grau e escuros?

Se a melhor maneira de evitar arranhões nos óculos é limpando-os, então qual a melhor forma de limpá-los?

Quem tem costume de utilizar óculos agora deve estar recordando das inúmeras maneiras já utilizadas: esfregando na camiseta, dando aquela baforada, com água e detergente, etc.

Como já dissemos, algumas dessas maneiras não são efetivas e podem até prejudicar as lentes, especialmente aquelas que possuem tratamentos (antirreflexo, antirrisco, UV, etc).

Por isso, manter um padrão de higiene é, sem dúvida, a maneira mais efetiva de manter as lentes limpas e sem risco.

Logo, para limpar os seus óculos utilize sempre água corrente, sabão neutro, pano de microfibra (ou papel toalha) ou um produto específico para limpeza de lentes (esses comprados em óticas mesmo).

Além disso, evite usar água quente na limpeza, pois ela também pode estragar as camadas de tratamento da lente.

Portanto, podemos dizer que a melhor maneira de remover arranhões é cuidando bem dos seus óculos. Mas se por acaso algum arranhão surgir, leve a armação a uma ótica de confiança e verifique se há possibilidades de remoção ou troca das lentes.